Atividade 3
Escrita científica e enciclopédica: produção de verbete para a Wikipédia
Quando este trabalho foi lançado era visivel desde logo todas as suas dificuldades: conseguir criar um verbete que ainda não existia na wikipedia, bem como ser capaz de entender os códigos adjacentes a esta plataforma. Uma vez percebido todo este código, tornou-se mais fácil trabalhar.
Primeiro decidimos criar o verbete "grupo de TCE". Inicialmente pode parecer confuso, mas na verdade o nosso objectivo era bem simples: criar uma página que fosse capaz de falar da unidade curricular e do trabalho que o grupo fazia, tanto em contexto de sala de aula como o trabalho realizado fora desta.
Na elaboração desta página Wikipedia, a maior dificuldade
encontrada fora manter a página online. Cada vez que tornávamos a página
pública algum dos usuários, já existentes da wikipedia, a eliminava, pois classificavam-na como "uso impróprio
da página do usuário". Deste modo, o trabalho fora mais complicado.
Em consenso com o grupo, optamos por manter a nossa ideia inicial, publicamos a página, mesmo sabendo qual seria o desfecho. A verdade é que queríamos manter algum trabalho online, visível para a avaliação. Por isso mesmo, decidimos acrescentar informação a uma outra página wikipedia já existente. Assim optamos por melhorar a página da Universidade do Minho, que após uma análise apercebemo-nos de situações que podiam ser modificadas. Estas mesmas alterações ficaram gravadas em printscream de modo a poder comprovar esta nossa tarefa.
De todas as tentativas de publicar, a da alteração da Universidade do Minho foi a que permaneceu online durante mais tempo, contudo não prometemos que ainda seja assim.
Nas imagens que se vão seguir encontram ao mesmo tempo a nossa primeira tentativa, bem como os resultados finais. Seguidos de links (clicando sobre a segunda imagem de cada conjunto) que o conduzem ao nosso trabalho online publicado final.

Na página da Universdade do Minho, o trabalho fora mais fácil. Primeiro começamos por acrescentar links do site dos próprios cursos e distinguimos as Licenciaturas dos Mestrados Integrados. A nossa ideia passava por uma outra mudança contudo a página tem sofrido algumas alterações e por isso mesmo, algumas das nossas ideias já estavam concretizadas.
