Atividade 2

Implicações das TIC em Rede na Sociedade: visão prospectiva. Análise e comentário reflexivo do filme 'EPIC 2014' (em associação com 'The Machine is Us' e 'Saramago e Janela de Alma') 

  O Homem é um ser facilmente manipulado e subjugado por ele mesmo. Primeiramente somos nós mesmo os impulsionadores da própria evolução. Essencialmente da evolução tecnológica. Conseguimos traçar aquele que será o futuro da tecnologia, e parar com esta evolução não é um objetivo do Homem. Queremos sempre mais e melhor. Por ventura esta sede de evolução é fruto de uma sociedade consumista que nos formamos. Uma sociedade que se diz democrata, mas que vê os cidadãos como "consumidores" e não como verdadeiros cidadãos. É esta sociedade capitalista que ao mesmo tempo nos torna seres que desejam evoluir e prisioneiros desta mesma vontade.

  Criamos plataformas online, programações em HTLM (permite a programação na web), criamos o hipertexto (ferramenta pela qual o texto deixa de ser linear e passa a ser mutável por qualquer utilizador online, flexível) em resposta ao texto em papel.... Somos seres que criam respostas

  Incrivelmente, e ao contrário do que o senso comum imaginaria, é mais fácil criar um blog, um site, um portefólio digital, e por ao mesmo divulgar a informação que queremos. Como o próprio vídeo dizia: nós ensinámos a máquina. Na sua essência, e muitas vezes até de um modo inconsciente, somos nós, que organizamos esta informação e fazemos dela, cada vez mais, uma ferramenta útil para tarefas do dia-a-dia.

  Por um outro lado, e como José Saramago defende, nós somos tão empurrados por esta máquina que nem nos apercebemos, ou então não contrariamos essa força. Vivemos de um jeito automático, e poucos são os que lutam contra esta corrente.

  Sem termos completa noção disso, os nossos modelos educativos acabam por ser fruto desta "formatação". Como Saramago dizia no vídeo dele, a sociedade precisa de um técnico para determinada função, a universidade cria esse técnico. Chegamos a viver um ciclo, sem ter consciência dos seres que se formam. 

  Chega a ser utópico, a maneira como somos seres da sociedade, e nos tornamos facilmente manipuladores desta e queremos ao mesmo tempo ser os donos desta manipulação.


Linha Temporal

Licenciatura em Educação - Universidade do Minho 
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora